Imagine a seguinte situação: você recebe uma mensagem ou uma ligação inesperada. Alguém, do outro lado, diz que cometeu um erro e transferiu dinheiro via Pix para a sua conta por engano. Sem pensar muito, movido pela boa-fé, você decide ajudar essa pessoa. Mas, cuidado! Essa poderia ser uma armadilha engenhosamente montada por golpistas.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um importante alerta sobre o “Golpe do Pix Errado”. Esse golpe, sofisticado e sutil, usa o Pix, a ferramenta de pagamento instantâneo tão popular no Brasil, e o MED (Mecanismo Especial de Devolução) do Banco Central para enganar as vítimas e roubar seu dinheiro. Mas como funciona esse golpe?
Como funciona o golpe do Pix errado
Tudo começa com o golpista, que encontra o número do seu celular (muitas vezes cadastrado como chave Pix) através de cadastros online ou redes sociais.
Com o número em mãos, ele envia uma transferência via Pix para sua conta.
Logo após, o golpista entra em contato, geralmente por mensagem ou ligação, e diz que fez uma transferência errada. Com um tom convincente, ele pede para que você devolva o dinheiro.
Você, acreditando estar ajudando, aceita devolver o valor. Mas ao invés de fornecer a chave Pix original, o golpista te dá uma nova chave Pix, que pertence a uma conta diferente, ligada ao golpe.
Aqui entra em ação o MED, o mecanismo de devolução do Banco Central. Quando você transfere o dinheiro de volta para a nova conta, os bancos envolvidos detectam a diferença entre as contas e reconhecem que algo está errado. Considerando o cenário, eles podem retirar o valor da sua conta, deixando você no prejuízo.
Se o golpe for bem-sucedido, o bandido não só recebe o dinheiro que você devolveu, mas também consegue acionar o MED para obter o valor novamente, resultando em um prejuízo duplo para você.
Como se proteger contra o golpe do Pix errado?
Então, o que fazer se você for vítima de um pedido de estorno de Pix? A Febraban tem um conselho claro: sempre devolva o valor utilizando a ferramenta Pix do seu aplicativo bancário. Isso garante que o dinheiro seja enviado de volta para a conta de origem, evitando que você caia em uma armadilha.
Como Devolver um Pix com Segurança:
- Entre no aplicativo do seu banco e vá para a seção do Pix.
- Vá em “Extratos” e selecione “Devolver”.
- O valor será automaticamente devolvido para a conta de onde veio o Pix, sem riscos.
Dicas de Adicionais de Segurança
- Evite compartilhar informações pessoais em redes sociais.
- Não se deixe enganar por e-mails que prometem promoções ou pedem cadastro.
- Se receber mensagens não solicitadas em aplicativos de mensagens, pense duas vezes antes de responder.
A Febraban reforça que, em caso de suspeita de golpe, é fundamentar entrar em contato imediatamente com o seu banco para relatar o ocorrido.